+55 51 3336.0890
  Av.Ipiranga, 6690 Centro Clínico da PUC - 3º andar - Sala 302

Que tal comemorar o dia da pizza sem culpa?

Dia 10 de julho comemora-se o dia da pizza.

A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria (antiga região da Itália).

Ao contrário do conhecimento popular e do fato de ser considerada tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido com água para assar em fornos rústicos há mais de 5.000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome de piscea.

Por que será que criaram um dia para ela? Talvez por ser algo que a maioria das pessoas gosta de comer. Mas sabemos que, como tudo, não devemos abusar.

Principalmente os bariátricos, diabéticos e obesos. Conforme a cirurgiã do COMPUCRS, Letícia Biscaino Alves, "após a cirurgia bariátrica, não há alimento proibido definitivamente. No entanto, temos que evitar os excessos e saber equilibrar a qualidade da alimentação."

Que tal comemorar este dia, comendo pizza sem culpa nenhuma? A nossa Nutricionista Paula Zubiaurre tem uma receita especial de Pizza com massa de couve-flor para esta comemoração:

 

Massa de couve-flor para pizza

Ingredientes:

  • 1 couve-flor bem cozida 
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara queijo ralado.

Preparo:

  • Processar a couve-flor, misturando aos ovos e ao queijo, misturar até ficar bem homogênea. Untar forma de pizza, colocar a massa e espalhar com uma colher. Levar ao forno pré-aquecido a 250 graus e assar até as bordas ficarem douradas, retirar e colocar o recheio a gosto. (Sugestão: molho de tomate caseiro, tomate, cebola, queijo e orégano) e bom apetite.