+55 51 3336.0890
  Av.Ipiranga, 6690 Centro Clínico da PUC - 3º andar - Sala 302

Nutrição

A reeducação alimentar é fundamental para o sucesso total do processo de combate a obesidade, seja qual for o seu caso e o procedimento adotado. Você aprenderá a se alimentar de forma saudável provendo tudo o que o seu organismo precisa para uma vida feliz e com saúde.

Veja aqui algumas dicas da equipe de nutricionistas do COM
Se preparando para cirurgia bariátrica: O que preciso saber?

É importante pensarmos e também avaliarmos a composição corporal, pois somente o IMC e o cálculo de excesso de peso, não consideram a quantidade de massa magra (músculos) e a quantidade de gordura de cada indivíduo, por isso acompanhe sua composição corporal através da Bioimpedância...

Vamos para as regras do sucesso!

Nutrição na atividade física após a cirurgia bariátrica
Pirâmide alimentar
Se preparando para cirurgia bariátrica: O que preciso saber e mudar na minha alimentação? Se preparando para cirurgia bariátrica: O que preciso saber e mudar na minha alimentação?
A média de peso após a cirurgia é: 3 meses = 35% do excesso de peso eliminado 6 meses = 50-60% do excesso de peso eliminado 1 ano até 2 anos e 6 meses após a cirurgia a perda de…
Gestação após cirurgia bariátrica Gestação após cirurgia bariátrica
Ganho de peso gestacional é: O período gestacional é compreendido de 40 semanas, durante as quais ocorrem mudanças nos aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais. Em uma gestação normal, no 1º trimestre, a velocidade de ganho de peso materno é mais…
Nutrição na atividade física após a cirurgia bariátrica Nutrição na atividade física após a cirurgia bariátrica
A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e redução do risco de doenças (hipertensão, obesidade, diabetes). Entretanto, para uma vida…
Importância da proteína na alimentação Importância da proteína na alimentação
Proteína é um termo de origem grega que significa “de primeira importância”. Através desta denominação tão complexa já podemos perceber a sua importância na manutenção e propagação da vida. A proteína é considerada o maior componente funcional e estrutural de…
Alimentação para cabelo e unhas saudáveis Alimentação para cabelo e unhas saudáveis
Nossos cabelos e unhas são constituídos pelo mesmo tipo de proteína que o nosso próprio corpo produz, a queratina, para produção normal é importante a ingestão de alimentos como, carne, leite e ovos, e outros. Esses alimentos são fornecedores de…
Qual importância do cálcio após a cirurgia bariátrica? Qual importância do cálcio após a cirurgia bariátrica?
O Cálcio é um dos mais importantes e estudados minerais do organismo, em virtude da sua relação com a formação e manutenção da massa óssea. Está distribuído da seguinte forma: 98% nos ossos; 1% nos tecidos; 1% nos dentes. Função:…
Controlando a glicemia Controlando a glicemia
O tratamento nutricional do Diabetes Mellitus tem por objetivo o controle metabólico da doença, dentre este o controle da glicemia. CONTROLE DA GLICEMIA = CONTROLE DO NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE Hiperglicemia: altos níveis de açúcar no sangue, as suas…
Fibras alimentares e funcionamento intestinal Fibras alimentares e funcionamento intestinal
As FIBRAS DIETÉTICAS constituem a porção do alimento que se origina das paredes vegetais, elas não são digeridas pelas enzimas no trato digestório. As suas funções são: Regular o trânsito intestinal: elas têm a capacidade de reter água e de…
Hidratação Hidratação
A rápida perda de peso leva ao aumento transitório dos níveis de ácido úrico na circulação. Quando a hidratação não é suficiente poderá haver formação de litíase renal (pedra nos rins). Por este motivo, o consumo de líquidos deve ser…
Vitaminas do Complexo B Vitaminas do Complexo B
Os alimentos fonte de vitaminas do complexo B devem ter permanente presença no cardápio dos pacientes em pós operatório de cirurgia bariátrica, pois, comumente, devido à restrição gástrica e má absorção, observa-se a deficiência desses nutrientes. Nos exames sanguíneos realizados…