Dia dos Namorados bem comemorado

No dia 12 de Junho comemoramos o Dia dos Namorados, e a primeira ideia que vem a cabeça é o que fazer com a pessoa que amamos. Na grande maioria das vezes, os momentos especiais envolvem o aumento do consumo de alimentos e bebidas, ocorrendo uma maior ingestão de calorias. Além disto, esta época do ano, com a queda das temperaturas, nada melhor do que um delicioso fondue.

E agora, como tornar este dia ainda mais especial sem prejudicar a dieta de quem fez uma cirurgia bariátrica? A melhor dica é sempre fazer as melhores escolhas.

No fondue podemos fazer uso de diversos tipos de alimentos, dentre eles os queijos, carnes, chocolates, frutas, pães, batatas, etc. O ideal é que este tipo de refeição seja uma “exceção” e feita com muita moderação, principalmente por quem luta contra a obesidade.

Os maiores vilões do fondue, principalmente numa dieta pós bariátrica, são o chocolate ao leite, o creme de leite e o queijo, responsáveis por multiplicar as calorias das receitas. O ideal é trocar estes ingredientes por outros de menor valor calórico. No lugar do chocolate ao leite, sugiro usar o chocolate meio amargo. Caso este seja muito amargo para o seu paladar, pode misturar um pouco de cada tipo de chocolate, no intuito de equilibrar sabor e calorias. O creme de leite tradicional deve ser substituído pela versão light, que apresentará um valor reduzido de calorias. Os queijos devem ser os menos gordurosos – as versões lights de requeijão, cream cheese e do queijo prato contribuirão bastante na diminuição das calorias.

Na hora de escolher o que será ingerido com o fondue de chocolate, prefira as frutas, e fuja dos doces e biscoitos. Já o pão, costuma ser o acompanhamento do fondue de queijo. Neste caso, a melhor opção é utilizar as versões integrais, que mesmo não apresentando uma redução do valor calórico, propiciarão uma maior saciedade em virtude do aumento das fibras. Os vegetais como brócolis, cenoura, abobrinha, berinjela e batata são excelentes acompanhamentos, especialmente para bariátricos, pois são saudáveis e menos calóricos. No fondue de carne, costuma-se consumir molhos extremamente calóricos e gordurosos. O ideal, neste caso, será optar pelas versões light de molhos a base de maionese, requeijão e catchup, e fazer pastas com vegetais, grãos e ervas.

Não esqueça, o fondue é uma opção de refeição muito calórica. Em 150 gramas de fondue de carne tem 380 calorias, a mesma quantidade no de queijo tem 630 calorias e 150g de fondue de chocolate ao leite tem 600 calorias.

Faça o seu dia valer a pena, comemore, divirta-se, seja feliz, mas sempre com responsabilidade!

 

Nutricionista Samanta Süssenbach, MS
Equipe Multidisciplinar do COM